Peça pelo Ifood

Praticando sustentabilidade: Compostagem

Alimentação Sustentável: Aproveitamento Integral dos Alimentos
17 de janeiro de 2019
Praticando sustentabilidade: Locavorismo
7 de fevereiro de 2019
Show all

Praticando sustentabilidade: Compostagem

Você sabia que aqui no Cora a gente faz compostagem e, desse modo, aproveita os resíduos orgânicos gerados no restaurante para produzir adubo para a nossa própria horta? Sim, a gente também tem uma horta, de onde vem boa parte dos orgânicos que fazem parte das receitas do nosso cardápio.

Mas vamos lá começar a explicar melhor essa história de compostagem, inclusive já adiantando que essa é mais uma super prática sustentável que você também pode fazer aí na sua casa! Dá um trabalhinho, mas é muito massa saber que nosso lixo pode virar um terreno fértil e precioso para nossas plantinhas brotarem cheias de vida.

A compostagem é a “reciclagem dos resíduos orgânicos”: é uma técnica que permite a transformação de restos orgânicos – sobras de frutas, legumes e alimentos em geral,  em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. É uma forma de recuperar os nutrientes dos resíduos orgânicos e levá-los de volta ao ciclo natural, enriquecendo o solo. Além disso, é uma maneira de reduzir o volume de lixo produzido pela sociedade, destinando corretamente um resíduo que se acumularia nos lixões e aterros gerando mau-cheiro e a liberação de gás metano (gás de efeito estufa 23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas). Hoje, cerca de 55% do lixo produzido no país é composto por resíduos orgânicos, que sofrem o soterramento nos aterros e lixões, impossibilitando sua biodegradação. Triste realidade, não é mesmo?

Por aqui, orientamos diariamente nossa equipe sobre a importância de manter toda a atenção ao lixo que produzimos, fazendo a separação correta dos resíduos orgânicos e do material seco e reciclável, impedindo a contaminação de ambos.

Se não der ainda pra ter uma composteira na sua casa, vai criando o hábito de fazer a  separação do lixo e levar para reciclar tudo que pode ter esse destino.  Isso já é muito importante! É como a gente sempre diz, de pouquinho em pouquinho, a gente vai fazendo um mundo melhor.

Gostou? Compartilhe com os amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *