Peça pelo Ifood

Alimentação Sustentável: Aproveitamento Integral dos Alimentos

Cora no canal Pense Verde: Alinhando sustentabilidade e negócios
20 de maio de 2018
Praticando sustentabilidade: Compostagem
28 de janeiro de 2019
Show all

Alimentação Sustentável: Aproveitamento Integral dos Alimentos

Hoje vamos responder uma pergunta que gera muitas dúvidas na cabeça dos nossos clientes. A verdade é que já perdemos as contas de quantas vezes respondemos à pergunta: Por que vocês se chamam Cora – Alimentação Sustentável?

Então, vamos lá entender tudo! A Alimentação Sustentável está ligada primeiramente ao respeito ao meio ambiente. E há incontáveis formas de praticar a sustentabilidade.  Vamos abordar hoje uma dessas formas, uma prática que levamos muito a sério em nossa cozinha: o  Aproveitamento Integral dos Alimentos (AIA).

É um dos preceitos de nossa cozinha realizar o máximo aproveitamento de tudo que o alimento pode oferecer em termos de sabor e nutrientes. Utilizamos em nossas receitas talos, cascas, sementes e raízes que comumente iriam para o descarte, de modo a evitar o desperdício e o acúmulo de lixo.

Não podemos esquecer que o conceito do não desperdício e do AIA pode ser realizado diariamente por qualquer pessoa em sua cozinha.

Trata-se de eliminar preconceitos alimentares e lembrar que muitas vezes as partes desprezadas possuem grande valor nutricional. É comprovado cientificamente que algumas partes não convencionais possuem maior concentração de determinados nutrientes do que as normalmente consumidas. Ao jogar uma casca de laranja no lixo, por exemplo, joga-se fora uma parte da laranja que contém sete vezes mais fibras, cinco vezes mais fósforo e 47 vezes mais cálcio do que a polpa. Isso apenas para citar um exemplo, se você começar a pesquisar encontrará muito mais motivos para ficar surpreso com o quanto desperdiçamos indevidamente.

O que eventualmente não conseguimos aproveitar em nossa cozinha, vai para a compostagem, que utilizamos em nossa horta, e é também uma forma importantíssima de praticar a sustentabilidade. (Aguarde que em breve faremos um post sobre compostagem aqui no blog!)

Além de favorecer a saúde, a Alimentação Sustentável traz inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos.

E que tal algumas dicas para aproveitar os alimentos de forma integral?

– Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras, ferro e vitamina C e podem ser muito bem aproveitados em patês, refogados, recheios, no feijão e na sopa (Confere no vídeo do post anterior a receita da maionese que o nosso Chef Leo ensinou usando esse tipo de ingrediente com muito sabor e criatividade!)

– As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e podem ser aproveitadas na salada, para fazer bolinhos ou colocar na sopa.

– A água do cozimento das batatas, beterraba e cenoura, entre outros, acaba concentrando algumas vitaminas hidrossolúveis. Aproveite-a para fazer purês e arroz.

– As cascas da batata e da mandioquinha podem ser assadas em forno ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo. Fica uma delícia!

– A casca da laranja é rica em cálcio e pode ser usada caramelizada ou em pratos doces à base de leite, como arroz doce e cremes.

Viu como é mais simples do que parece? E você, como tem praticado a sustentabilidade no seu dia-a-dia? Não esquece: é de pouquinho em pouquinho que a gente vai fazendo um mundo melhor. Até a próxima!

Gostou? Compartilhe com os amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *