Peça pelo Ifood
Cora no canal Pense Verde: Alinhando sustentabilidade e negócios
20 de Maio de 2018
Show all

Cozinha e Responsabilidade Ambiental: Como surgiu o Cora

Olá pessoas!

Sejam bem-vindos ao nosso blog.

Criamos esse espaço para compartilhar com vocês assuntos interessantes inspirados no nosso conceito. São curiosidades, receitas (isso aí depende do Leo!), novidades do nosso restaurante e temas ligados à gastronomia e sustentabilidade. Então, decidimos que esse primeiro post deveria contar um pouco de como surgiu a ideia do Cora, então se senta aí que lá vem história…

Era uma vez dois amigos do colégio … (kkkkkk, brincadeira)

Vou começar pelo nome. O Cora é um acrônimo, aquela figura de linguagem que a gente junta letrinhas e cria uma palavra. Cora vem de COzinha e Responsabilidade Ambiental. Começou assim e ganhou força quando percebemos que cora remetia também a palavras que traduziam bem o nosso espírito: coração e coragem. A gente queria também que fosse um nome curto, fácil de falar. Dividimos a ideia com nossos amigos e família e todos gostaram. Aos poucos, o nome vai ganhando novos significados. Alguns amigos pensaram que é uma homenagem à Cora Coralina e achamos isso maravilhoso!

“Tá, legal, mas e vocês vão trabalhar com o que mesmo?”  “Alimentação Sustentável”? Essa era a pergunta que mais ouvíamos no início.

O Leo tinha um restaurante que se chamava Spelunka (perdeu quem não conheceu, era muito bom! Saudades, Spelunka!). Eu (ah, quem está escrevendo esse texto dessa vez sou eu, Daniel, acho que você já deve ter me visto fazendo mil coisas ao mesmo tempo pelo Cora) vinha de uma experiência na construção civil, mas sempre sonhei em aplicar alguns conceitos que eu acreditava não só como forma de trabalho, mas como proposta de vida.

Eu e o Leo começamos a conversar sobre algumas tendências de gastronomia que estavam acontecendo no mundo (entre nossas grandes inspirações estão o trabalho do Dan Barber e a experiência do Silo de Brighton. Somos fãs!). A nossa ideia era que além da comida – inicialmente os hambúrgueres, saladas e sucos – nós apresentássemos um restaurante que tivesse como iniciativa a redução de impactos ambientais, um sistema de produção sustentável, favorecendo fornecedores locais, diminuindo produtos industrializados, reutilizando aparas de alimentos, incentivando coleta seletiva, participando de projetos sociais.

Assim, depois de muita conversa e pesquisa, começamos o Cora – Alimentação Sustentável, uma hamburgueria, restaurante, delivery, saladeria, ponto de encontro de amigos, um local que chame sua atenção não somente pela comida (maravilhosa, né?), mas que provoque aquela sensação da mudança que você quer no mundo. É também uma forma de dizer para nós mesmos que vale a pena acreditar nos nossos sonhos trabalhando com o que se gosta e acredita. Esse foi nosso ponto de partida, mas como disse nossa Cora Coralina, “o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

Vou indo. Estaremos sempre aqui e no Cora para uma conversa sobre a nossa caminhada. Se você gostou e quer saber mais sobre a gente vem pra cá, vou adorar lhe atender e conversar mais sobre nós.

Fui!

Daniel

(Pai da Olga e apaixonado pela mãe dela. Curioso e pesquisador de questões relacionadas à sustentabilidade, especialmente no campo da alimentação, e qualidade de vida. Sócio fundador do Restaurante Cora, sócio consultor da empresa Ciclo Gestão e Projetos, sócio fundador do Grão Agroecológico. MBA em Empreendedorismo, Gestão de Projetos e Engenheiro Civil nas horas vagas)

Gostou? Compartilhe com os amigos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *